top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Livre-arbítrio

Levantei a cabeça e fui em direção às luzes da praça da liberdade, foi a partir daí que conquistei o direito e a responsabilidade de escolher o caminho e o ritmo do meu caminhar.



De boca em boca, corre quase como um mantra por aí: "Temos que lutar pela liberdade.", "Foi uma luta atroz, a conquista da liberdade.", "Como é bom ser livre para escolher.", "Adoro a liberdade." Quem escuta de olhos bem abertos vê, claramente, uma evolução ascendente da liberdade conquistada que grita.


Mas é importante saber usar. Fruto de conquista pessoal, o livre arbítrio traz com ele a responsabilidade das nossas escolhas, sejam elas boas ou não tão boas…


É muito difícil não é? Assumir com maturidade a responsabilidade das nossas escolhas? Talvez por isso, seja muito comum a busca de motivos e circunstâncias para justificá-las quando não são muito boas. Como forma de apaziguar nossa consciência e atenuar as suas consequências, sempre se busca um culpado.


Quando criança, ganhei uma linda e muito desejada bicicleta*(Tigrão) e, como ela chegou de surpresa, eu não tive tempo para aprender a usá-la. Entusiasmado, tomei a decisão e fui à rua! O aprendizado foi muito doído e marcante. Depois de uns dias, eu estava com várias escoriações, além disso, a bicicleta já apresentava sinais graves da minha imperícia desastrada.



Com joelhos esfolados, canela roxa… Sem contar a "pobre", que tinha o farol quebrado, retrovisores meio tortos, além de inúmeros arranhões provenientes dos vários tombos sofridos no aprendizado; depois de algum tempo, eu já achava que tinha aprendido e fui em frente experimentando.


Por exemplo: quando jovem, eu achava muito legal as altas velocidades e dirigia como se fosse imortal e sofri dois graves acidentes e a culpa não foi minha.


Você conhece um motorista que teve culpa no acidente? Acho que não, certo?

Liberdade e escolhas sempre têm consequências.



Conquistar o livre arbítrio demanda experiências e é somente através delas que vamos crescer! Lembrando que, ao escolher estar aqui lendo este texto, você abriu mão de outras inúmeras possibilidades.

Tudo são escolhas!


Rogério Alves


105 visualizações2 comentários

2 commentaires


betetorrao
betetorrao
08 avr. 2023

Liberdade é uma via de mão dupla, quanto mais você tem, maiores são as suas responsabilidades.

É muito bom ser livre; de pensamentos obsessivos, de ideias menos felizes, livre de pesos na consciência.

Liberdade com responsabilidade é o que precisamos incorporar na vida.

Obrigada por tema e texto tão importante e assertivo.

J'aime
En réponse à

Bom dia minha amiga!

Obrigado por seu comentário, é muito bom receber retorno do nosso trabalho.

Tenha um excelente Domingo!

Boa páscoa

J'aime
bottom of page