Rogério Alves da Silva

21 de out de 20231 min

Pelo o que você trabalha?

O trabalho dá valor e dignidade ao trabalhador.

Se fizermos uma enquete com esta pergunta (Pelo o que você trabalha?), as respostas seriam as mais diversas. No entanto, se aprofundarmos a nossa análise, chegaremos a conclusão que se trabalha para… com a intenção de… onde o trabalho é só um meio.

Voltando às respostas, nos dirão: para dar uma vida digna à minha família; para comprar as coisas que eu quero; para fazer uma viagem legal todo ano; para pagar meus estudos; custear o estudo dos filhos; trabalho pela subsistência… e ainda inúmeros outros motivos.

Esquecendo-se, com frequência, do trabalho pelo próprio trabalho; pelo prazer que se tem em realizar, em construir, em se sentir parte de uma equipe que trabalha em função de um objetivo maior; ver, constar e mensurar os resultados do seu empenho e do seu desempenho é algo muito bom, transformador.

Levantar-se ao amanhecer, sabendo que esperam por você, que contam com a sua presença, com a sua colaboração, saber-se parte de uma equipe é estar integrado a um objetivo comum.

Podemos ainda ampliar o conceito de trabalho, como por exemplo: o trabalho voluntário. O importante é ter onde ir, se sentir parte de algo, pois o resto é vazio e ele cansa, deprime, desvitaliza.

Aprender a amar o que se faz é contrariar o senso comum de que o trabalho não é prazeroso, é encontrar motivo para seguir em frente, feliz por cada dia que recebemos de presente para sermos o mais feliz possível.

Tô aprendendo com as crianças a brincar de trabalhar.

Vamos trabalhar?

Rogério Alves

    1140
    7