Espiritismo - Inteligência Social ou Colaborativa

O que saber sobre a Reencarnação tem mudado, de prático, em sua vida?

Você já parou para pensar nas causas espirituais das doenças?

Qual a melhor forma de se preparar para receber o passe?

Nesta postagem, você vai ver: 

01. Como a implantação dos conceitos da doutrina espírita pode mudar nosso dia a dia, quando trabalhamos para que isso aconteça.

02. Veja alguns exemplos de pensamentos confusos que podem estar dificultando o seu dia a dia.

03. Como aumentar (e muito) a eficácia do passe através da sua participação.

04. Um exemplo de fé, inspirador para nós.

05. Uma mensagem da Revista Espírita sobre Livre Pensamento para quem busca essa emancipação

06. Bônus: você poderá baixar em PDF a apresentação da palestra. 

(Se preferir, clique em cima de cada título para ir direto ao tema escolhido ou acompanhe pelo menu lateral) 

Palestra CompletaRogério Alves
00:00 / 52:51

Clique para ouvir a palestra inteira ou nos nos players abaixo para ouvir em trechos, acompanhando a postagem. 

Caso deseje receber em seu e-mail mais de nossas postagens, cadastre-se.

01. A implantação dos conceitos da doutrina espírita no dia a dia, quando trabalhamos de forma comunitária para que isso aconteça

01_colaboracao.no.primitivismo.mp3Rogério Alves
00:00 / 04:27

A colaboração é um trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas em espírito de cooperação, ajuda, auxílio. 

Essa capacidade é inerente ao ser humano e, graças a ela, conseguimos sobreviver enquanto povo primitivo.

Ao contrário do que muitos imaginam, de que o homem primata seria naturalmente competitivo e que a cooperação é fruto de uma civilidade posterior, estudos mostram que o surgimento da linguagem não aconteceria se não fosse o espírito de colaboração entre os homens pré-históricos.

Na doutrina espírita, ouvimos constantemente, sobre a necessidade de buscarmos conhecimento, da necessidade de leitura, da importância de instrução para nosso aprimoramento. Mas, muitas vezes essas, informações obtidas não se transformam em ações. 

O aprendizado apura nossa visão interna, gerando sabedoria e capacidade de resposta humana à vida. Quem olha para dentro, desperta!

Nossa proposta aqui nessa postagem, é refletirmos sobre alguns conceitos amplamente divulgados em palestras e livros para buscarmos um enfoque de sua aplicação no nosso dia a dia.

02. Reencarnação: o que isso tem trazido de mudança real na sua vida?

02_reencarnaca.mudanca.real.mp3Rogério Alves
00:00 / 21:03

Novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos.

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XX - Os trabalhadores da última hora > Instruções dos Espíritos > Missão dos Espíritas. Veja sobre a missão dos espíritas na Kardecpedia

A Reencarnação é um conceito muito falado popularmente, até por quem não é espírita ou por quem não se considera reencarnacionista. Muitas vezes, escutamos as expressões: “na minha última vida eu deveria ter sido...” ou “na próxima vida eu quero vir…” 

 

Saber que somos imortais, que estamos sempre vivos (independente de estarmos encarnados num corpo físico ou não) é conceito bastante aceito. Mas… o que isso tem trazido de mudança real na sua vida?

 

Costumeiramente, escutamos em conversas informais:

 

  • “Eu tenho que passar por isso...” 

  • “Esse é meu carma, não posso fazer nada…” 

Atitudes deterministas dificultam e atrasam a reflexão sobre as possíveis causas ou criações que geram os sofrimentos. Sempre podemos escolher como vamos passar pelo que acontece conosco, e isso faz toda a diferença

LIVRE-ARBÍTRIO – Liberdade moral do homem; faculdade de guiar-se conforme a sua vontade, na realização de seus atos

Instruções práticas sobre as manifestações espíritas > Vocabulário espírita > Livre-arbítrio. Veja sobre livre-arbítrio na Kardecpedia.

É assim que Deus confia à nossa consciência a escolha do caminho que devamos seguir e a liberdade de ceder a uma ou outra das influências contrárias que se exercem sobre nós.

O Livro dos Espíritos > Parte segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos > Capítulo IX - Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal > Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos > 466. Veja na Kardecpedia.

• “Já que tem reencarnação, eu vou deixar para a próxima” 

Adiando algumas mudanças, perdemos a oportunidade de ser feliz no aqui e no agora. A encarnação traz possibilidades libertadoras de satisfação com nossa própria consciência.

• “Venho assistir palestras na casa espírita apenas para me sentir bem e receber a paz.”

"Busco fazer de minhas palestras um “banco de espinhos” da situação vigente- a inquietação inspira a luta interna para fazermos algo a nosso próprio favor." - Rogério Alves

A felicidade dos Espíritos bem-aventurados não está na ociosidade contemplativa, que seria, como foi dito muitas vezes, uma eterna e fastidiosa inutilidade. A vida espiritual, em todos os níveis, é ao contrário uma constante atividade, mas uma atividade isenta de fadigas.

O céu e o inferno ou a justiça divina segundo o Espiritismo > Primeira parte - doutrina > Capítulo III - O céu > 12. Veja na Kardecpedia. 

• “Marquei uma consulta no médico. Foi muito cara. Só espero que ele resolva o meu problema, se não será dinheiro jogado fora…”

“Transferimos para os médicos a gestão da nossa saúde, nos esquecendo que somos os grandes orquestradores de nossa harmonia.” - Rogério Alves da Silva.

“Assim como para Hipócrates, a arte de curar, segundo Mesmer, concentra-se em recuperar e manter a saúde, considerada como um estado de equilíbrio. A terapia descoberta por Mesmer é, assim, muito diferente da supressão dos sintomas empregado pela alopatia. Os sintomas são fenômenos naturais fisiológicos que denunciam o desequilíbrio presente na economia orgânica. A ação do medicamento alopático, suprimindo os efeitos observáveis, mascara a verdadeira causa da doença. No entanto, apesar dos sintomas estarem omitidos, o estado mórbido ainda permanece no corpo doente. Como consequência, se – por sorte – a própria natureza não restaurar sozinha a saúde, surgirão novos sintomas e o estado de desequilíbrio orgânico se agravará.” - da Introdução do Livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos, do autor Paulo Henrique de Figueiredo. 

03. A participação ativa e colaborativa do Magnetizado

03_participacao.ativa.magnetizado.mp3Rogério Alves
00:00 / 14:02

• “Vou ao centro tomar um passe e vou ficar bom de primeira…”

O Magnetismo é um tratamento metódico e continuado, que exige disciplina extrema para que seus resultados sejam alcançados. Além disso, é imprescindível a participação ativa e colaborativa do Magnetizado.

Veja mais sobre o Magnetismo na prática!

04. Se prepare, se concentre para tomar o passe com fé.

04_preparacao.passe.mp3Rogério Alves
00:00 / 02:37

A Hemorroíssa (Lucas 8,43-48): Vendo-o passar acompanhado de numerosa multidão, não se intimidou. Dizia de si para si: “Se ao menos tocar as suas roupas, serei curada”

A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É  a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa.

Evangelho segundo espiritismo cap. 19, item 12. Veja na Kardecpedia.

05. Mensagem final: O livre pensamento eleva a dignidade do homem.

05_livre.pensamento.mp3Rogério Alves
00:00 / 10:38

Em sua concepção mais larga, o livre pensamento significa livre exame, liberdade de consciência, fé raciocinada. Ele simboliza a emancipação intelectual, a independência moral, complemento da independência física; ele não quer mais nem escravos do pensamento nem do corpo, porque o que caracteriza o livre-pensador é que ele pensa por si mesmo e não pelos outros; em outros termos, sua opinião lhe é própria. Assim, pode haver livres-pensadores em todas as opiniões e em todas as crenças. Neste sentido, o livre pensamento eleva a dignidade do homem; dela faz um ser ativo e inteligente, em vez de uma máquina de crer.

Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1867 > Fevereiro > Livre pensamento e livre consciência. Veja sobre Livre Pensamento na Kardecpedia

06.  Bônus: você poderá baixar em PDF a apresentação da palestra.

Clique para baixar!

Créditos e Sugestão de Pesquisa

Nosso agradecimento a:

Pixabay - uma comunidade vibrante de criativos, compartilhando imagens e vídeos com licença gratuita de uso.  

Pxhere -  um acervo de imagens livres de direitos autorais. Todas as imagens são liberadas sob Creative Commons CC0 para o domínio público.

Site Conhecimento Científico

Site Educalingo

Kardekpedia: https://kardecpedia.com/

Revista Espírita: https://www.febnet.org.br/blog/geral/pesquisas/downloads-material-completo/

. Sobre a Associação Espírita Bezerra de Menezes, em Nova Friburgo, RJ.

Fundação: 29 de agosto de 1961
E-mail: aebmnf@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/bezerrademenezesnovafriburgo/
Telefone: (22) 2527-3130

 
 
 
 
 
 

Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: