top of page

O Magnetismo em sua Prática

"A prática do bem, simples e infatigável pode modificar a rota do destino, de vez que o pensamento claro e correto, com ação edificante, interfere nas funções celulares, tanto quanto nos eventos humanos, atraindo em nosso favor, por nosso reflexo melhorado e mais nobre, amparo, luz e apoio, segundo a lei do auxílio."

• do Livro Pensamento e Vida - Piscografia de Chico Xavier - ditado por Emmanuel - Capítulo 14 - CORPO

01. Como acontece, na prática, os trabalhos de magnetismo num centro espírita?

Caso deseje receber em seu e-mail mais de nossas postagens, cadastre-se.

Obrigado! Mensagem enviada.

01. Vídeo

01. Vídeo O Magnetismo em sua Prática {vídeo 04/05}

rogerio alves da silva magnetizador

Neste momento onde já compartilhamos conteúdos e experiências nos vídeos 01, 02 e 03, é hora de iniciarmos uma troca de informações sobre o trabalho em sua prática, na implementação, no tratamento e sua vivência.

Aqui nesta etapa, no material que acompanha o vídeo 04 da série de 05 sobre o Magnetismo, estamos trazendo pra você mais algumas opções de pesquisa. Para que seu campo de estudo esteja ampliado, é importante que busquemos várias bases na construção das nossas experiências. Quando analisamos, comparamos e constatamos uma integração harmoniosa entre esses conceitos, sentimos uma maior confiança.

para uma boa visualização do vídeo, use, se possível, as resoluções 4k ou 1080

02. Rede Web

02. Sugestões de estudo sobre o Magnetismo na rede web

Clique para ir ao Canal!

tela de desktop
fluidos-vitais-magnetismo-espirita.png

Primeiramente vamos compartilhar com você o endereço do Canal Fluidos Vitais no Youtube. Neste canal, você vai encontrar inúmeras palestras, estudos, vídeos, trailers, todo o conteúdo do 1º EMERJ (Encontro de Magnetizadores do Estado do Rio de Janeiro) indicações de livros e muito mais, além de dispor de uma diversidade de opiniões, de diferentes oradores, estudantes do Magnetismo e do Espiritismo.

Num segundo momento, vamos comentar e destacar o Jornal Vortice e sua importância. Você pode assinar gratuitamente e receber mensalmente, no seu e-mail, um manancial de informações, um verdadeiro caderno de estudos, com conteúdo muito bom e com uma excelente qualidade gráfica, podendo ainda ter acesso às edições anteriores. 

 

Mande um e-mail e solicite receber o Jornal e você será atendido imediatamente.

Contato : jvortice@gmail.com

jornal vórtice magntismo
jornal vórtice magntismo
jornal vórtice magntismo
03. O trabalho

• ouça como acontece o trabalho, sem precisar ler. Acompanhe o áudio com o texto abaixo, para melhor visualização (fique à vontade também para ir ouvindo, parágrafo a parágrafo - abaixo)

. ou escute tudo, direto:

00:00 / 06:34

03. Síntese do nosso trabalho

00:00 / 00:23

Gostaríamos de compartilhar com você a nossa experiência na vivência com o Magnetismo Espírita no dia a dia dos tratamentos, com relatos pessoais e com depoimentos de alguns magnetizados que dividiram e compartilharam com o grupo, sua percepção e sentimentos.

A Palestra e passe geral

00:00 / 01:31

Grupos que receberão o tratamento com Magnetismo

00:00 / 02:25

Este grupo se divide em dois níveis de tratamentos (que são encaminhados para outros dois setores da Casa). A divisão se baseia em: um primeiro grupo que, queixando-se de pequenas contrariedades, pequenos mal estares, dores ocasionais, … são encaminhados para uma ante-sala onde são chamados de dois em dois e recebem os passes Magnéticos (sentados) que são mais específicos (aqui os magnetizadores sabem qual a queixa do magnetizado) e o tratamento é avaliado, mensurado, isso, para que os magnetizadores sejam orientados.

 

O terceiro grupo, composto por pessoas que estão realmente doentes, com diagnósticos e em tratamentos médicos, em tratamentos psiquiátricos ou psicológicos ou ainda casos obsessivos e outros processos graves; aqui o tratamento é mais acurado, cercado de cuidados especiais. A pessoa que chega a este tratamento já passou por uma avaliação prévia que determinou a necessidade deste atendimento. Ela passa por uma entrevista (quando possível), ou seu acompanhante caso não lhe seja possível. Nesta primeira entrevista (muito detalhada) todas as informações possíveis de serem colhidas são anotadas em ficha específica. Após este procedimento, a pessoa é encaminhada a uma ante-sala onde aguarda atendimento (aqui usamos um critério de prioridade de acordo com idade, gravidade do caso).

 

O tratamento neste nível é feito em macas ( temos 07 macas) dispostas em cabines (temos 07 cabines) onde o Magnetizado é acompanhado por um magnetizador e um ajudante (em caso de crianças, elas são sempre acompanhadas por um dos pais) além dos dois magnetizadores.

Avaliação e divisão por necessidade

00:00 / 02:15

Feito o tratamento, na semana seguinte o Magnetizado passa novamente por uma avaliação que vai mensurar o desempenho do tratamento aplicado, sendo encaminhado após o passe para uma outra entrevista do pós passe, onde ele relata como foi o tratamento, o que sentiu durante o passe e se está tudo bem.

 

Assim, o tratamento é acompanhado e avaliado semanalmente por uma equipe que se reúne às sextas feiras para esta avaliação.

 

É importante que se diga que não temos três tratamentos e sim três grupos distintos de necessidades, que os Magnetizadores em sua maioria podem e devem atuar nos três níveis de tratamento, quando necessário.  

 

Assim acontece basicamente o trabalho em nossa Casa, além de alguns casos mais graves que atendemos em hospitais e em casos muito graves, em domicílio. 

O trabalho em nossa Casa acontece todos os sábados, sempre antecedidos por uma palestra de 60 minutos na sua totalidade. Nas palestras são abordados invariavelmente temas ligados a Doutrina Espírita, tendo como base as Obras Básicas do Espiritismo (Doutrina codificada por Allan Kardec). Todos os trabalhadores da Casa e todos os que estão em tratamento são avisados da necessidade imperiosa de assistir na integra estes trabalhos que são imprescindiveis a estes dois grupos em especial (Magnetizadores e Magnetizados).

 

Terminada a palestra, neste mesmo salão, iniciam-se os passes para aqueles que vieram a palestra e que, não estando adoentados escolhem passar por este processo que dura em média 02 minutos. Estes passes são aplicados em cabines (duas) contendo 03 cadeiras em cada cabine. Aqueles que não precisam de passes e aqueles que estão em tratamentos mais específicos se retiram do salão e dispõem de aproximadamente 15 minutos para um lanche, para usarem os banheiros e se prepararem para o início dos seus tratamentos. 

De forma bem sintética, este é o nosso trabalho, trabalho que vem crescendo e que demanda muita dedicação e conscientização dos trabalhadores para que ele aconteça. Assuntos como assiduidade, pontualidade, dedicação, ética, comprometimento, são uma constante no grupo, além da necessidade constante de capacitação dos trabalhadores.

 

Você pode estar pensando, existem problemas? Muitos, sempre vão ocorrer e vão ter que ser resolvidos e administrados pelos coordenadores para que o trabalho seja o menos comprometido possível. 

Este trabalho é prazeroso?

 

Muito, sem conta, é muito gratificante e traz um sentimento de completude.

Vale o esforço? Sem dúvida alguma.

Se eu gosto? Sim, mudou minha vida.

04. Casos

04. Relatos breves de casos no tratamento com os Passes Magnéticos

Bem, vou relatar de forma breve alguns casos que me chamaram a atenção nestes anos de prática nos Passes Magnéticos: 

Caso 01: perseverança e transformação íntima

Um caso muito marcante foi de um Amigo que descobriu já muito tarde, um câncer de pulmão. Tomamos conhecimento do diagnóstico, o procuramos e o convidamos para que fosse a nossa Casa para se submeter ao tratamento (uma pessoa sem nenhum vínculo religioso). A princípio outros amigos duvidaram que ele se submeteria ou, se iniciasse, que dificilmente daria prosseguimento.  

Ele compareceu no primeiro sábado após nosso convite. Pela gravidade do caso, foi atendido já neste mesmo dia. Em paralelo a isso, iniciaram-se os tratamentos médicos. A cirurgia foi descartada (o caso era grave e infelizmente o diagnóstico foi tardio). Após algumas semanas de tratamento, a quimioterapia foi iniciada. Alertados dos mal estares característicos do tratamento, nós nos prevenimos intensificando o tratamento magnético, preparando-o para a carga química. E, para surpresa dos médicos, as reações foram mínimas.

 

Assim, ele fazia a quimioterapia durante a semana e nós o tratávamos aos sábados e, durante a semana, ele consumia muita água magnetizada - 05 copinhos de 50 ml por dia (1.5 litros por semana) dividido durante todos os dias da semana. 

 

Durante todo o tratamento, ele esteve sempre animado e muito brincalhão, não sentia nenhuma dor, pouquíssima tosse. Da quimioterapia, ele passou para a radioterapia. O tumor era muito agressivo, o tratamento continuava e suas reclamações eram mínimas.

 

Um certo sábado, ele teve que ir ao Rio de Janeiro (140 km de distância de sua residência). Ele foi, passou pelo tratamento  e avaliação médica, fez a viagem de volta. Chegando em Friburgo, ele foi em sua casa, fez um lanche rápido e sem pensar duas vezes, se dirigiu a nossa Casa para passar pelo tratamento. Quando ele chegou, já por volta das 18 horas, o grupo de trabalhadores já estava todo reunido, fazendo a avaliação que antecede a nossa prece final. Ele entrou na sala e, ao se deparar com o grupo reunido, se surpreendeu, ficando meio sem graça e disse:

- Cheguei agora do Rio, vim pra ver se ainda dava tempo, mas, fica para sábado que vem.

A reação do grupo foi imediata, alguns foram até ele o abraçando e todos nós o aplaudimos, o abraçamos e ele recebeu o melhor passe da minha vida (tive o privilégio de aplicar). A sua dedicação foi um exemplo para todos, foi uma  verdadeira lição.

 

O tratamento durou 14 meses. Ele foi atendido no seu lar (quando não aguentava mais ir a nossa Casa). Depois, continuamos a atendê-lo o no CTI, até o último dia antes do seu desencarne.

 

Ele, não teve dores. Foi para a internação andando, com muita falta de ar, mas andando, e desencarnou 05 dias após a internação. Nestes 14 meses de tratamento, ele nunca faltou, ele nunca perdeu uma palestra, nunca reclamou, ele foi um exemplo pra todos nós, ele se transformou. 

 

A esposa dele me disse no hospital dias antes dele desencarnar:

 

- Ele se transformou, é outra pessoa, hoje ele é outra pessoa…

Ele sempre me dizia que gostava de ir lá, de assistir as palestras. Falava que sentia que o tratamento era bom pra ele...

 

Eu poderia ter escolhido um caso de recuperação física no tratamento pelo Magnetismo, mas preferi este que, na minha opinião, foi uma lição muito particular pra mim. Eu aprendi muito com ele, eu vi o Magnetismo e o Espiritismo agirem juntos. Se o resultado não foi o que nós gostaríamos ou desejávamos, ele foi de grande importância para o nosso irmão e pra todos nós magnetizadores e trabalhadores da Associação Espírita Bezerra de Menezes.

 

Nem sempre os resultados serão os que nós na nossa estreita visão gostaríamos, mas, isso faz parte do trabalho. O Magnetismo fez muito pelo nosso Amigo, ele me disse isso várias vezes, e eu sei disso, tenho certeza...

Esta teoria nos dá a solução de um problema do magnetismo, bem conhecido mas até hoje, inexplicado, que é o fato da modificação das propriedades da água pela vontade. O Espírito agente é o do magnetizador, na maioria das vezes assistido por um Espírito desencarnado. Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético que, como já dissemos,é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica ou elemento universal.

 

Livro dos Médiuns, Questão 131, Capítulo VIII - Do Laboratório do Mundo Invisível.

• A água magnetizada

[...] O Magnetismo e o Espiritismo são, com efeito, duas ciências gêmeas, [...] Allan Kardec. - 

Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1869

Jacob Melo, tem mais de 40 anos de experiência como magnetizador teórico e prático, 
mas foi preciso ele sofrer uma aguda crise de depressão na década de 1990 
para poder descobrir como o magnetismo pode, de facto, 
trabalhar essa doença de forma verdadeiramente grandiosa.

cura-depressao-magnetismo-jacob-melo (1)

Caso 02: Tratamento da Depressão pelo Magnetismo

Um rapaz, de seus 30 anos, foi levado a nossa Casa por sua mãe e sua irmã, ambas em desespero, pois não sabiam mais o que fazer. Ele, totalmente dopado pelos medicamentos, alheio a tudo, não agia, não interagia e nem reagia.

 

Iniciamos o tratamento, a resposta foi imediata, ele respondeu muito bem ao TDM I (Tratamento da depressão pelo magnetismo). Após umas 08 sessões do tratamento, ele já aparentava mudanças, seu aspecto pessoal mudou, ele mesmo participava ativamente das entrevistas, toda equipe percebia os efeitos do tratamento. Em breves meses, o médico iniciou a diminuição das dosagens dos medicamentos.

 

Passamos ele para o TDM II (segundo estágio do tratamento da depressão pelo magnetismo). Ele sempre de vento em popa. Alguns meses depois já estava no TDM III (último estágio do tratamento da depressão pelo magnetismo). E, neste nível do tratamento, o médico já havia retirado os medicamentos. Dentro de pouco tempo, ele recebeu alta do tratamento pelo Magnetismo. 

 

Você achou que o tratamento foi rápido? Parece para quem está fora, para quem não participou ou acompanhou um caso de depressão, pois trata-se de uma doença terrível, onde o Magnetismo tem um resultado muito bom. É onde, particularmente, percebo os melhores resultados.

 

Foram 12 meses de tratamento onde, mais uma vez, constatamos a regularidade, o  comprometimento (do doente e da família), a vontade de ficar bom. Neste tempo de tratamento, ele só faltou uma vez por motivo justo e sob consulta ao grupo para uma viagem com amigos. 

 

O Magnetismo é um tratamento metódico e continuado, que exige disciplina extrema para que seus resultados sejam alcançados. É imprescindível a participação ativa e colaborativa do Magnetizado.

 

Atualmente este rapaz frequenta a nossa Casa mesmo estando de alta. E, enquanto escrevia este breve relato, soube que está estudando numa das turmas de estudo do Espiritismo existentes na nossa Casa, que temos às segundas- feiras.

05. Revista Espíria

05. O Magnetismo e sua relação com o Espiritismo: A Revista Espírita, dirigida por Allan Kardec.

La_revue_spirite_1935.jpg
revista-espirita.jpg

A Revista Espírita: O periódico, com a função de divulgação da Doutrina Espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios, em 01 de Janeiro de 1858 em Paris, com o nome de Revue Spirite. Tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques", uma vez que igualmente eram publicados estudos sobre aspectos da psicologia humana. O seu primeiro número apresentava 36 páginas.

Kardec foi o diretor da revista até ao seu falecimento, em 31 de Março de 1869. Ele utilizava a revista para o desenvolvimento e debate de ideias que seriam, muitas delas, após consolidadas, transferidas para os livros da codificação Espírita.

A Revista Espírita é hoje, uma Obra relegada a segundo plano pela maioria de nós espíritas, um manancial de experiências indispensáveis a quem se propõe estudar o Magnetismo e o Espiritismo, uma obra que você deve recorrer para complementar seus estudos. (Veja mais na Wikipedia!)

Abaixo transcrevemos uma pequena porção de um dos primorosos textos lá encontrados, se deixe provocar, experimente, não perca esta oportunidade.  

Aqui você tem o link que te levará a esta aventura inesquecível!

"O Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e os rápidos progressos desta última doutrina (O Espiritismo) são incontestavelmente devidos à vulgarização das idéias sobre a primeira (O Magnetismo).

Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas há apenas um passo; sua conexão é tal que, por assim dizer, é impossível falar de um sem falar do outro. Se tivermos que ficar fora da Ciência do Magnetismo, nosso quadro ficará incompleto e poderemos ser comparados a um professor  de Física que se abstivesse de falar da luz. Contudo, como o Magnetismo já possui entre nós órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre o assunto tratado com superioridade de talento e de experiência. A ele (O Magnetismo) não nos referiremos, pois, senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas das duas Ciências que, na verdade, não passam de uma."

 

Allan Kardec, Revista Espírita, edição de Março de 1858, Artigo "Magnetismo e Espiritismo".  

00:00 / 01:37
06. Bônus

06. Bônus

Queremos compartilhar esta palestra proferida por Jacob Melo com você, isso porque nela ele fala deste início, de como fazer, de um momento pessoal, onde ele teve a oportunidade de cuidar de sua mãe (D. Dagmar) com o Magnetismo.

Aqui, ele relata a possibilidade da convivência pacífica e natural do Magnetismo dentro de um hospital, em paralelo com os recursos da medicina moderna, sem conflitos., Possibilidades que a vida se nos oferece e que não deveríamos declinar do convite.

Um relato muito emocionante de quem vive o Magnetismo em seu dia a dia, sem o espetacular, de forma natural como sempre deve ser.

Esperamos que estes minutos sejam de grande importância na sua caminhada nesta relação com o Magnetismo.

bônus

Caso deseje receber em seu e-mail mais de nossas postagens, cadastre-se.

Obrigado! Mensagem enviada.

Sugestões de pesquisa Acreditar em si
Créditos e Sugestão de Pesquisa

Nosso agradecimento a:

. Freepik.com - acervo de vetoriais gratuitos disponíveis no site: freepik.com

Kardekpedia: https://kardecpedia.com/

Revista Espírita: https://www.febnet.org.br/blog/geral/pesquisas/downloads-material-completo/

Site do Jacob Melo: https://jacobmelo.com/

. Se você se interessou, conheça, também, o Canal Fluidos Vitais: https://www.youtube.com/channel/UCucIAsdC2TwaNkEPlyfrQlA

. Sobre a Associação Espírita Bezerra de Menezes, em Nova Friburgo, RJ.

Fundação: 29 de agosto de 1961
E-mail: aebmnf@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/bezerrademenezesnovafriburgo/
Telefone: (22) 2527-3130

. música o item "03. Síntese do nosso trabalho":
Águas da Amazônia - Purus River, do Compositor Philip Glass, junto ao grupo brasileiro, de música instrumental,  genial chamado Wakti. Seus instrumentos são construídos, daí a sonoridade ímpar. Veja no Youtube: 
Fornecido ao YouTube pela Universal Music Group 
Glass: Águas da Amazônia - Rio Purus · Uakti 
Philip Glass: Águas da Amazônia 
℗ 1999 Universal International Music BV 
Lançado em: 1999-08-03 
Compositor: Philip Glass 
Gerado automaticamente pelo YouTube.
Se desejar, conheça mais do Wakti na
Wikipedia e no Canal do Youtube

bottom of page