O Evangelho como caminho ético

Nosso maior desafio: trazer os ensinamentos do Evangelho para a vida. Vamos buscar eliminar as distâncias?

Caso deseje receber em seu e-mail mais de nossas postagens, cadastre-se (caso ainda não tenha feito).

No Evangelho, o essencial é o conteúdo

Em vez, porém, de nos atermos a uma ordem cronológica impossível e sem vantagem real para o caso, agrupamos e classificamos metodicamente as máximas, segundo as respectivas naturezas, de modo que decorram umas das outras, tanto quanto possível.

 

Graças às relações estabelecidas, doravante e permanentemente, entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica, que os próprios Espíritos ensinaram a todas as nações, já não será letra morta, porque cada um a compreenderá e se verá incessantemente compelido a pô-la em prática, a conselho de seus guias espirituais. As instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.

 

O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução

Proposta do Evangelho: resignificar nossas visões

O Evangelho nos traz a proposta de vermos os fatos e acontecimentos sob um outro ponto de vista - assim exemplificam as parábolas…

 

Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.

 

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo V - Bem-aventurados os aflitos > Instruções dos Espíritos > Bem e mal sofrer > 18

 

A vida conspira a nosso favor.

Proposta do Evangelho: priorizar o objetivo comum

Se os grupos, que devem todos marchar para um objetivo comum, estiverem divididos, eu o lamento, sem me preocupar com as causas, sem examinar quem cometeu os primeiros erros e me coloco, sem vacilar, do lado daquele que tiver mais caridade, isto é, mais abnegação e verdadeira humildade, pois aquele a quem falta a caridade está sempre em erro, ainda que coberto de algum tipo de razão.

 

 Viagem espírita em 1862 > Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux > III

O Evangelho sobrevive na ação de alguns poucos.

“A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas a que nos ensina como nos tornarmos dignos da felicidade.”
 

Immanuel Kant

Proposta do Evangelho: derrubar os muros porque a caminhada é coletiva

Cada um arquiteta o seu sistemazinho, disposto a sustentá-lo com fervor, para fazê-lo prevalecer. Não vemos todos os dias as mais opostas opiniões serem alternadamente preconizadas e rejeitadas, ora repelidas como erros absurdos, para logo depois aparecerem proclamadas como verdades incontestáveis?

 

O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da Doutrina Espírita > VII

“Todos os caminhos levam à praça!”  - uma breve história: 

Há alguns anos atrás, acreditava que os valores, conceitos, propostas e paradigmas do Espiritismo fossem a solução de tudo para todos.

 

​Até que ouvi a seguinte frase de um amigo espiritual: “Todos os caminhos levam à praça!”

 

Com o passar dos anos, vim a compreender que todos nós estamos em direção à praça do autoconhecimento, do desafio da vida, da reaproximação da Divindade.

 

Compreendi que somos ímpares e é natural que necessitemos de meios especiais que nos bastem e nos sustentem nesta viagem inevitável que a vida se nos oferece e proporciona.

A proposta do Evangelho: o aperfeiçoamento moral.

O que você está priorizando em sua vida?

Nos entristece perceber que o sistema educacional incentiva crianças, ainda muito pequenas, à competição - verdadeiro veneno a  impedir o surgimento das primeiras brotações de amizade. 

 

Quando considero a brevidade da vida, dolorosamente me impressiona a incessante preocupação de que é para vós objeto o bem-estar material, ao passo que tão pouca importância dais ao vosso aperfeiçoamento moral, a que pouco ou nenhum tempo consagrais e que, no entanto, é o que importa para a eternidade.

 

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XVI - Não se pode servir a Deus e a Mamon > Instruções dos Espíritos > Emprego da riqueza > 12

A proposta do Evangelho: seja uma carta de Cristo

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida por nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas nos corações.” (Paulo, Epístola aos Coríntios 3:2-3)

Assista à palestra que aconteceu no Centro Espírita Friburguense.

Créditos e sugestões de pesquisa

Imagens: 

Fotografia de Sebastião Salgado, nas obras:

• An Archaeology of the Workers Industrial Age. Clique aqui para ver mais fotos!

Terra: a obra possui 137 fotografias em preto e branco, tiradas entre 1980 e 1996, que retratavam a condição de vida de trabalhadores rurais sem-terra, mendigos, crianças de rua e outros grupos excluídos socialmente, marginalizados e desterrados no Brasil. Clique para ver mais fotos!

• Conheça o Instituto Terra, criado por Sebastião Salgado e, sua esposa, Lélia Deluiz Wanick.

• Menino com a concha: fotografia de Edouard Boubat

Vídeo: Centro Espírita Friburguense. Clique para conhecer o Canal no Youtube

Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: