Olá, meu nome é Rogério Alves da Silva e eu estou aqui para compartilhar aqui minha vivência no espiritismo.

Conheci o Espiritismo há uns 30 anos por intermédio dos familiares da minha esposa que foram os fundadores da Associação Espírita Bezerra de Menezes em Nova Friburgo; sempre frequentei e atuei em todos os trabalhos da Casa.

A partir de então, optei por uma abordagem que visa o objetivo final desta grande e maravilhosa caminhada, ofereço reflexões que se sustentam sobre os paradigmas do Espiritismo, mas, que propiciam uma utilização destes conceitos de forma universalista e prática.

Espiritismo: ação para a vida cotidiana

Vivemos atualmente um momento muito peculiar no movimento espírita.

 

Com o acesso fácil e barato à internet e a popularização do uso das redes sociais, temos um novo campo que nos permite estarmos envolvidos, conectados com uma rede de informações e a pergunta que nos fazemos é:

 

Podemos, verdadeiramente, conhecer o espiritismo sem colocar a mão na massa? Sem a vivência? Sem a experimentação pessoal?

 

Comumente, vemos uma atuação forte nas redes sociais criando um campo teórico de ideias a se manifestarem e permanecerem no ar, dispersas, vazias, passageiras…

E o questionamento que nos surge é:

 

E se esta grande força fosse canalizada para o trabalho propriamente dito? Para uma contribuição que atendesse a reais necessidades presentes?

 

As ideias, sugestões, opiniões, debates acirrados, teses, propostas miraculosas, permanecem no âmbito das hipóteses e da fantasia, estabelecendo uma distância tremenda entre a teoria e a prática.

 

Neste mesmo sentido, observamos que nas palestras, com raras exceções, estabelece-se uma dificuldade de trazer os valores da Ação para a vida cotidiana, apresentando-se assim análises históricas e distanciadas daqueles que a ouvem, evidenciando a distância entre a proposta e sua experimentação.

 

É importante que se retome a proposta do trabalho como forma de implementação do sentido salvacionista do Evangelho.

O Espiritismo deve manter livre a ponte que nos leva à prática dos Ensinamentos Cristãos, nos motivando à Ação como forma de crescimento e sedimentação dos valores do "homem de bem".

 

Quando buscamos, na história de algumas poucas décadas, vamos encontrar valorosas lideranças que conclamavam e estimulavam à Ação (ao trabalho) e isso foi marcante no Movimento Espírita.

 

É importante que deixemos crescer em nós a Vontade advinda dos exemplos positivos e entusiasmantes do chamamento Evangélico.

 

Que coloquemos nossa Vontade e determinação a serviço do bem comum, para que consigamos sentir em nós os efeitos da transformação causados pelo cumprimento da conclamação cristã: " amar o próximo como a si mesmo":

 

· motivação no correr do dia – um sentido para o dia-a-dia

· força de vontade para criar – a Criatividade

· percepção íntima do Novo que a vida nos oferece como solução dos problemas difíceis

· felicidade íntima de sentir-se crescendo ao longo da Encarnação – a função maior da doutrina dos espíritos

 

É hora de nos aventurarmos nesta proposta engrandecedora do Evangelho de Jesus, iluminada pelas luzes da Doutrina Espírita.

 

Unamo-nos, irmanando-nos pelo trabalho!!!!!

 
 
 
 

o Medo inconsciente de Crescer

O terceiro vídeo trata desse gigante.

 

Não aquele medo que o outro pode ter, mas, sobretudo, aqueles que jazem em nosso inconsciente e ainda não ousamos encarar…

 

O medo inconsciente de Crescer nos leva diretamente ao interesse no fenômeno espírita, sobre seu conteúdo.

 

Que explica as diversas tendências de “fuga psicológica” ao estudo, à caridade, ao próximo, a certas experiências…

Enfim, às mudanças necessárias, de modo geral.

 

Assista esse vídeo como um chamamento a seus próprios princípios, independente de qualquer outra Opinião.

 

Mesmo porque, somos nós mesmos os únicos responsáveis por nossas melhorias, nossa libertação ou não das possibilidades que a vida se nos apresenta; de nossa Felicidade…

 
 

Buscando na Rede, Conteúdos Espíritas

Diante da questão dos cortes que desvirtuam o sentido da mensagem (ficando fora do contexto), alertada nesse vídeo, pesquisamos material de conteúdo que possa elucidar a questão com uma busca simples no Google, que aqui mostramos:

 

Usamos esse grupo de palavras-chave na pesquisa:

 

espiritualizar a matéria espiritismo

 

Esse era o tema, recorrente nos 3 vídeos, que apresentamos aqui. Assunto de estudo e prática que sempre norteou as Casas Espíritas, temas de palestras, etc..

 

Olhamos os sites e gostamos do 1º vídeo, à direita.

Tem o título: Desmaterializar para espiritualizar-se: Profº Rodrigues Ferreira (clique para conhecer)

 

A palestra foi realizada em 26 de fevereiro de 2018, na Associação Espírita “A Caminho da Luz”, em São José do Rio Preto, SP.

 

Sugerimos esse conteúdo do Palestrante, que tem duração de 01 hora e 20 minutos, tempo esse que, para muitos, pode ser excessivo como pesquisa....

 

Solução proposta: Como o professor fala muito tranquilo, se você quiser “acelerar o vídeo” para velocidade 2, ele aceita essa mudança sem grandes comprometimentos com o Conteúdo emocional do palestrante.

 

Amigo de Chico Xavier, (ele narra interessante passagem ao fim do vídeo), muito sincero e divertido, nos chama, de forma gentil e cativante, a essa proposta de mudança íntima em bases Reais, em nossa realidade, nosso tempo e disposições.

 

Apresentamos ainda a possibilidade de ver momentos da palestra segundo alguns tópicos que podem interessar. Cada item abaixo é um link para uma página. Clique para conhecer:

 

 

Conclusão
Rede funcional da Web: o maior acervo de livros

Sem tirarmos maiores conclusões, podemos sugerir que, na Rede Funcional da Web, encontra-se o maior acervo possível de livros, estudos de grupos espíritas, canais de palestras no Youtube, sites de Centros Espíritas que divulgam gratuitamente seu acervo, fruto do crescimento de seus membros: material em texto, áudio (os podcasts ou áudio-books) e vídeo.

Tudo isso pode ser achado apenas buscando usar palavrinhas chaves adequadas à pesquisa e podemos garantir que o trabalho é mínimo e o encontro é o melhor possível.

Essa é a nossa sugestão em caso de dúvidas, além, é claro, da busca interna que pedimos em nosso íntimo através da prece.

 

Clique aqui para baixar os 4 E-books da Coleção Fonte Viva, do Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, em PDF 

 

E, caso deseje receber em seu e-mail nossas postagens, cadastre-se abaixo.

Créditos 

Nosso agradecimento a:

. Freepik.com - acervo de vetoriais gratuitos disponíveis no site: freepik.com

Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: