

Nova Friburgo, década de 1980.
Moda Consciente
Lá pelo final da década de 80, as confecções de moda íntima, que surgiam em Nova Friburgo e na região serrana do RJ, começavam a se destacar pela qualidade & beleza da lingerie produzida.
Esse crescimento levou a busca de novos caminhos para divulgar e vender. Era preciso unir forças para mostrar a qualidade do produto que estava sendo fabricado!
Em 1990, com a colaboração de empresários e de instituições, foi realizada a primeira Fevest – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima da Região.
Hoje, as mais de 1.000 confecções de Nova Friburgo enfrentam desafios novos para se modernizarem e poderem atender não apenas ao comércio local, mas ao público que pesquisa e compra pela web.


Se você se interessou pelo tema, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre as tendências da moda na era digital.
No campo "mensagem", você pode deixar seu comentário ou suas dúvidas sobre o assunto. Será um prazer fazermos contato!

Sinto orgulho de dizer que participei da primeira Fevest, em 1990.
Sou da época em que as pessoas vinham para a Fevest para fotografar as máquinas que eram expostas na feira porque elas não conheciam aquela tecnologia.
Era muito comum ver as pessoas fotografando as peças, observando os detalhes de costura, modelagem, acessórios. Tendências de cores eram confirmadas na Fevest. Polos em formação buscavam informações e até inspiração na Lingerie de Nova Friburgo.
Hoje, 28 anos depois, observo que não apenas a feira, mas o polo confeccionista de Nova Friburgo necessita se modernizar & qualificar a parte comercial da empresa para ser capaz de atender às novas necessidades do consumidor atual.
Acreditamos, principalmente, em poder colaborar com as pequenas confecções!
Observamos, na Fevest 2018, o comparecimento de muitos fornecedores de matéria prima e poucos confeccionistas. Igualmente, sentimos a falta das empresas tradicionais, muito significativas até regionalmente.
Rogério Alves


Moda íntima nos anos 80 e 90
Expansão da consciência
empresarial
Para você, confeccionista!

-
Você já investiu em folhetos, propagandas ou redes sociais e não teve o retorno real que esperava?
-
Será que você conhece, realmente, o perfil do seu cliente (ou ainda toma decisões baseado no que acha)?
-
Quais são as reais necessidades de meu público?
-
Você tem ideia de como são as empresas que estão prosperando (quais os seus valores e no que estão investindo)?


Samuel Gonsales

Karen Rochlin
OS
PALESTRANTES
Nesta página você vai encontrar as principais diretrizes trazidas pelos palestrantes que estiveram na Fevest 2018 e sugestões do que fazer para melhorar sua relação com o consumidor!

André Carvalhal

"O tempo de só pendurar peças nas araras não existe mais!"

Karen Rochlin
Quais são as tendências de comportamento na área de moda?
A moda é a primeira a anunciar mudanças de comportamento na sociedade! São elas:
01_ Diversidade focada na inclusão
01_ Diversidade focada na inclusão

"Corpos perfeitos"
Vivemos um tempo, onde a livre expressão, a possibilidade de avaliações e feedbacks transforma a relação entre as empresas & consumidor. Antes, com a propaganda nos horários nobres da TV, as grandes marcas detinham a comunicação e esta era unilateral (Clique aqui para entender mais sobre isso).
Hoje, pela web, as pessoas pesquisam e avaliam (trocam informações) e desejam, mais que tudo, expressar seus pontos de vistas, suas indignações e admirações.

O exemplo acima, que ficou famoso, foi quando a marca Victoria Secret lançou uma campanha onde mostrava modelos que diziam serem anjos e possuírem "corpos perfeitos".
Tal expressão gerou imediatamente uma "resposta" liderada pela empresa Lane Bryant, que criou um vídeo questionando os padrões de beleza apresentados como únicos. Veja o vídeo:
Respeitando as diferenças individuais e servindo a um público maior

-
Não utiliza modelos em suas campanhas
"A beleza não é definida por formas, tamanho ou cor, mas trata-se de sentir-se como a melhor versão de si mesma. Autêntica. Única. Verdadeira. É por isso que nos certificamos de que nosso site reflita isso. Cada imagem que você vir aqui mostra mulheres como elas são de verdade: uma versão da beleza da vida real." Conheça o Projeto Real Beleza, da Dove.
Já parou para pensar? #moda consciente