A economia na rede web
para a pequena empresa
Novas maneiras de se gerar renda,
formas de se trabalhar, alinhadas à realidade,
na busca de um sentido mais feliz no que se faz.
Você capricha na escolha da matéria prima para a confecção de seu produto. Imagina a peça, prepara a modelagem, começa a produção e, no final, tem consciência de que realmente você deu o seu melhor e a peça ficou simplesmente linda!!! Que orgulho!! É satisfação advindo da criatividade.
Mas aí você pensa, existem milhares de peças no mercado...
O que fará com que as pessoas prefiram comprar a peça produzida por mim?
Qual a forma mais eficaz de apresentá-la?
Como me destacar num mercado com infinitas possibilidades de compra?
Plataformas globais de comércio eletrônico como o eBay (👈🏽Clique para ir ao site) conectam micro e pequenas empresas a milhões de compradores em todo o mundo, dando impulso a quem enfrenta uma economia local em crise.
Nessa página, você vai aprender:
(Se preferir, clique em cima de cada título para ir direto ao tema escolhido) 👆🏽
Clique para ouvir o áudio da leitura da faixa abaixo e, caso deseje receber em seu e-mail nossas postagens, cadastre-se ao lado.
(Clique aqui) 👇🏽
Como era na época em que a publicidade (através da tv, rádio, de jornais e revistas) era praticamente a única forma de vender o produto ou serviço?
A empresa ia atrás do consumidor e insistia na venda dos produtos e serviços. O consumidor assumia apenas uma postura passiva nesse tipo de relação.
Nesse tipo de marketing, a empresa interrompe seu possível cliente, muitas vezes em um momento de lazer, para mostrar o quão fantástico é seu produto.
O custo do investimento em publicidade nessas grandes mídias é, ainda hoje, praticamente impagável para as pequenas e médias empresas.
E hoje em dia, será que ainda não sabemos o que buscamos?
Ninguém mais tem paciência para ouvir inúmeros argumentos de vendas ou ser quase forçado a consumir algo que nem é tanto do seu interesse.
Muito pelo contrário, o consumidor moderno nunca esteve tão exigente e consciente daquilo que deseja.
"Eu pesquiso para não ter arrependimentos depois."
Hoje, 50% das compras efetuadas em lojas físicas são influenciadas por consumidores que pesquisam na internet e encontraram conteúdo de qualidade.
Para ficar mais por dentro do assunto, veja o vídeo. A Evolução do Consumidor - da NeoAssist.
(Clique aqui) 👆🏽
(Clique aqui) 👆🏽
O papel social
das pequenas confecções
(Clique aqui) 👇🏽
Vantagens da utilização
da rede web
para seu negócio
Caso prefira escutar a leitura dessa faixa, clique no botão ao lado 👉🏽
Atenção! Rede web ≠ Rede social
A rede social (Facebook, Instagram, Whatsapp) serve pra divulgar o seu material produzido em páginas de Blog, site ou vídeo. A rede social contribui na divulgação do material da rede web, mas jamais a substitui, quando o assunto pede seriedade, como no caso de trabalho.
Confiança ou seriedade: 60% dos consumidores se sentem mais confortáveis a respeito de uma empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu site.
Aumento de pessoas interessadas: 92% das empresas que produzem conteúdo em seus blogs, aumentam o número de clientes por dia.
Suas publicações não se perdem no tempo, diferente das postagens das redes sociais, que se perdem no tempo e no mar de infinitas outras, o seu conteúdo postado em Blog ou site fica registrado: quem procura no Google, acha!
Uso do e-mail: Cerca de 92% dos usuários da internet têm, pelo menos, uma conta de e-mail. Dispensar esse canal de marketing direto com as pessoas é simplesmente "largar dinheiro". Além disso, o email possibilita criar e estreitar relacionamento de trabalho (diferente do clima de brincadeiras da rede social, onde as pessoas estão interessadas em entretenimento). Não é á toa que clientes que recebem, por e-mail, notícias sobre as novas postagens do site (como dicas interessantes, produtos promocionais, lançamentos, novos vídeos) gastam 83% a mais do que não cadastrados.
(Clique aqui) 👆🏽
Caso prefira escutar a leitura dessa faixa,
clique no botão ao lado 👉🏽
Buscamos informações atualizadas
e personalizadas!
comportamento do consumidor
"O comprador, hoje, é um profissional que conhece o mercado e o produto que vai comprar. Ele vai às compras sabendo o que quer, com noção de preço e procurando o melhor negócio."
Rogério Alves da Silva
(Clique aqui) 👆🏽
68% dos consumidores estão propensos a ler conteúdos publicados por suas marcas favoritas, desde que sejam
conteúdos de seu interesse.
Gostamos de avaliar e confiamos
nas avaliações de outros
Um dos quesitos que mais pesa na hora de decidir sobre a compra é a avaliação (o depoimento) daqueles que já compraram o produto antes de você.
Esse é um dos fatores que mais conta na hora da escolha por que marca comprar.
Um dos exemplos mais conhecidos é o Mercado Livre, onde as relações comerciais são transparentes devido ao processo de avaliação, que garante segurança e confiança para o consumidor.
Segurança
60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma empresa depois de ler conteúdo de qualidade, com riqueza de detalhes sobre o produto ou serviço oferecido, demonstrando que a empresa realmente tem o foco em ofertar qualidade ao consumidor. Conheça o exemplo da Korui!👈🏽Clique aqui
Hoje, o seu público busca em você a figura de um amigo, disponível e atencioso, que entende como as coisas funcionam.
Eles querem alguém que possa colaborar com suas necessidades, que compartilhe suas experiências, que possa dar dicas e exemplos práticos.
Inter-relacionamento
Uma vez que 87% dos clientes deixam de comprar depois de ter uma má experiência com a marca, fica claro que se não houver uma conexão entre empresa e consumidor, em breve algumas marcas deixarão de existir.
A ausência de resposta, a omissão da informação por parte do vendedor é causa de comprometimento da segurança na relação.
Tempo sem resposta é tempo que gera angústia no comprador e, invariavelmente, compromete a confiança na empresa.
Transparência
O cliente deseja poder tirar todas as suas dúvidas antes de comprar, ele quer que a compra seja diferenciada, que os processos pós compra sejam realizados dentro do tempo estipulado e que a empresa se importe com ele em toda a jornada de compra até o pós compra.
Fique ligado: hoje, atrair novos clientes pode custar até 14x mais que manter um atual na base.
#ExperienciadoUsuário
A rede Web está encaminhando a Economia para a Rede.
Nela, vemos que os exemplos que estão prosperando
vem de mudança no modo de pensar e se colocar na realidade (conheça a Moda Consciente)
Mas, note que venda online não significa necessariamente Economia na Rede!
(Clique aqui) 👆🏽
Créditos e dicas de aprofundamento do conteúdo
Ilustrações: foram editadas a partir dos arquivos vetoriais gratuitos disponíveis no site: freepik.com
A pintura dos rostos é do artista:
-
Scott Bergey. Título: Crowd Work, 2015
Essa obra encontra-se no site Artstack, um acervo de arte gratuito, de última geração, que compartilha e disponibiliza obras de arte, levando a cada um segundo seus interesses expandindo-os. Nele, descobrimos os benefícios de informática a serviço da arte, tornando sensível novas obras e linhas de criação.
A Ilustração dos pássaros saindo do carrinho de compras é do artista:
Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino.
Para ficar fera nesse conteúdo:
-
Como fazer um ÓTIMO ATENDIMENTO ao seu cliente? - Hotmart Tips #10
-
Ebook A morte do Marketing tradicional, do site Viver de Blog
(Clique em todos os itens sublinhados para ir aos sites) 👆🏽