empreendedorismo social

O que te motiva à ação social?

É consenso popular que quando fazemos o bem somos beneficiados e que coisas boas acontecem.

No Lar Abrigo Amor a Jesus, que hoje abriga 80 idosos provenientes da comunidade de Nova Friburgo-RJ, buscamos administrar com uma visão empresarial, colocamos no papel planos e metas, estabelecendo objetivos dentro do biênio de cada mandato, com isto em mãos, levamos à público estes projetos, falamos constantemente deles, compartilhamos todos estes planos em todas as oportunidades que se apresentam, no primeiro momento as pessoas não acreditam muito, ao final de nossas exposições eles sorriem e dizem: "se conseguir fazer vai ficar legal."

 

Com o passar do tempo, vão escutando, e depois de algumas vezes, já são eles mesmos, os que ouviram meio incrédulos, que começam a falar para outras pessoas sobre os planos "da diretoria".

 

Estas ideias vão se sedimentando e passam a ter um outro status, agora já são objetivos e planos nossos.

 

Agora, já são muitos os que acreditam na possibilidade e o que era somente uma ideia: vira projeto, objetivo comum, vontade e comprometimento, quanto mais pessoas envolvidas, melhor.

Aqui no Lar Abrigo Amor a Jesus, as pessoas, empresas, organizações... Encontram oportunidade de compartilhar, de fazer parte, de contribuir com qualquer valor, de e todas as formas, tem Amigos que contribuem com tintas, outros contratam a empresa que fará as instalações hidráulicas, um manda uma carregadeira e um caminhão, outro ainda, empresta um martelete para ajudar a demolir, o arquiteto faz o projeto, o engenheiro acompanha a execução ...

 

As pessoas querem participar, só falta dar a elas uma oportunidade, com este método formamos uma Rede, onde todos motivados por estarem participando formam uma equipe que se reveste de uma força inacreditável.

 

O andamento e a divulgação passo a passo entusiasma e desperta a vontade de se juntar, amigos doam valores pequenos, outros valores maiores, cada um dentro da sua possibilidade.

É assim que a corrente do bem começa e cria ambiente para que a conspiração do bem realize o que era só uma meta que alguém teve coragem de colocar no papel e compartilhar.

Vamos a alguns exemplos?
Gift Economy ou Economia de troca
O que é? 
É um modo de troca em que os objetos de valor não são negociados ou vendidos, mas sim fornecidos sem um acordo explícito para recompensas imediatas ou futuras.

#empreendedor social
#nova economia
#moeda de troca
#solidariedade
#espirito comunitário

De olho nas Palavras-chaves
Global Shapers
O que é? 
Rede de jovens, nascida do Fórum Econômico Mundial, com menos de 30 anos, trabalhando juntos para enfrentar os desafios locais, regionais e globais. 
De olho nas Palavras-chaves

#inclusão 
#colaboração 
#ação coletiva
#sustentabilidade

#resiliência
#empreendedorismo sustentável
#impacto social

Teto
O que é? 
Organização internacional que atua na América Latina e Caribe, que busca melhorar as condições de habitação de pessoas que vivem nas condições mais precárias, engajando os moradores e mobilizando jovens voluntários a trabalharem juntos na construção de uma sociedade integrada.

#promoção da consciência e ação social

#identidade
#autogestão em rede 
#desenvolvimento comunitário

De olho nas Palavras-chaves
Finanças do bem
O que é? 
Ao longo dos últimos anos, a lógica dominante de separação entre empresas tradicionais (com receitas de produtos e serviços, distribuição de lucros e foco em retorno financeiro) e ONGs tradicionais (com receitas de doações, sem distribuição de lucros e foco em impacto social) foi sendo substituída por uma lógica de um contínuo de opções em cada uma dessas dimensões.

# empréstimo social

# fundo social

# aconselhamento filantrópico

# terceiro setor

# aconselhamento estratégico

# impacto social

De olho nas Palavras-chaves
Gestão Responsável - Fundação dom Cabral
O que é? 
Instituição sem fins lucrativos que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Conheça um Programa de Inovação Social mantida pela Fundação Dom Cabral.

# programas sociais

# inovação social

# mundo sustentável

# inclusão social

# cidadania

# responsabilidade social

De olho nas Palavras-chaves
Negócio Social - Raízes Desenvolvimento Sustentável
O que é? 
Uma empresa da nova economia, um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva do mundo.

# empreendedor social

# gestão de projetos

# economia criativa

# economia sustentável

# trabalho com propósito

# sustentabilidade

De olho nas Palavras-chaves
Ashoka Empreendedores Sociais
O que é? 
é uma organização internacional sem fins lucrativos, com foco em empreendedorismo social, fundada na Índia por Bill Draytonem 1980. A Ashoka atua desde 1987 no Brasil. Investe em empreendedores sociais, conhecidos como “fellows”. São pessoas que através de suas ideias geram uma mudança dentro da sociedade, por exemplo, diminuição da desigualdade social.

Um dos temas a ser desenvolvido nesse ano pela Ashoka Brasil  foi justamente a Inovação Social para a Longevidade,
realizada pelo Lab60+

Para finalizar:

Filantropia e Negócios Sociais

Responsabilidade Social

Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: