Perfil

Data de entrada: 28 de dez. de 2017

Sobre

Minha identificação com o Barão de Mauá é de longa data, sempre me chamou a atenção sua disposição, sua vontade inquebrantável, sua capacidade empreendedora, seu poder de realizar, envolvendo as pessoas, conquistando apoio aos seus projetos, que sempre possuíam um caráter de amplitude que deveriam beneficiar e promover numa visão social.


Me fascina que, numa época em que a informação e a comunicação eram precárias, ele já detinha este poder de congregar, envolver e comprometer outros com projetos inovadores, grandes, transformadores.


Um homem com o poder de pensar grande, um visionário, portador de ideias além de seu tempo, visto por muitos como portador de projetos utópicos, mostrou com trabalho e determinação que a Vontade é preponderante e determinante às realizações - o que no primeiro momento soa como utopia, com suas ações, se transforma em realidade numa velocidade incrível!


Entra para história como alguém que antecipa a globalização, que vislumbra a integração, propõe um mundo sem barreiras, constrói pontes e, naquele momento, estabelece o trânsito entre a modernidade do Continente Europeu com um Brasil arcaico e conservador. Abre, assim, portas ao intercâmbio e às relações comerciais e culturais, que inauguraram uma nova era na forma de pensar e ver o Brasil.


Mas o exemplo mais marcante, para mim, é sua capacidade de recomeçar, de buscar novos caminhos e possibilidades, de alimentar a Vontade diuturnamente para ver renascer novos projetos e ideais; a capacidade de não se deixar abater, um verdadeiro idealista, um homem à frente do seu tempo.


Vamos contar futuramente alguns causos do Barão, aguardem!

Rogério Alves da Silva

Administrador
Mais ações