top of page

Perfil

Data de entrada: 28 de dez. de 2017

Sobre

Minha identificação com o Barão de Mauá é de longa data, sempre me chamou a atenção sua disposição, sua vontade inquebrantável, sua capacidade empreendedora, seu poder de realizar, envolvendo as pessoas, conquistando apoio aos seus projetos, que sempre possuíam um caráter de amplitude que deveriam beneficiar e promover numa visão social.


Me fascina que, numa época em que a informação e a comunicação eram precárias, ele já detinha este poder de congregar, envolver e comprometer outros com projetos inovadores, grandes, transformadores.


Um homem com o poder de pensar grande, um visionário, portador de ideias além de seu tempo, visto por muitos como portador de projetos utópicos, mostrou com trabalho e determinação que a Vontade é preponderante e determinante às realizações - o que no primeiro momento soa como utopia, com suas ações, se transforma em realidade numa velocidade incrível!


Entra para história como alguém que antecipa a globalização, que vislumbra a integração, propõe um mundo sem barreiras, constrói pontes e, naquele momento, estabelece o trânsito entre a modernidade do Continente Europeu com um Brasil arcaico e conservador. Abre, assim, portas ao intercâmbio e às relações comerciais e culturais, que inauguraram uma nova era na forma de pensar e ver o Brasil.


Mas o exemplo mais marcante, para mim, é sua capacidade de recomeçar, de buscar novos caminhos e possibilidades, de alimentar a Vontade diuturnamente para ver renascer novos projetos e ideais; a capacidade de não se deixar abater, um verdadeiro idealista, um homem à frente do seu tempo.


Vamos contar futuramente alguns causos do Barão, aguardem!

Posts (330)

26 de nov. de 20252 min
Black Friday (sexta-feira negra)
Quando saí de casa hoje às 05:42:16 para fazer a caminhada para os meus médicos, o dia já havia amanhecido, eles chegam bem cedinho nos meses de Novembro; quando atingi a praça, me deparei com uma fila enorme que dobrava lá na outra esquina, pessoas encapotadas, duas ou três protegidas por cobertores, muitas sentadas naqueles frágeis banquinhos plásticos e umas poucas em cadeiras de praia, a maioria estava mesmo de pé e conversavam alegremente.  Intrigado com a cena, fui averiguar e constatei...

64
0
3
22 de nov. de 20252 min
Castelo dos Sonhos
Na aflição de tanta correria desse meu dia, sobra pouco ou quase nada quando no final bato a peneira, o que passou pelas malhas das horas são miudezas que vão para o monte das insignificâncias e viram massa para a construção de um nada. Ao puxar pela memória, cabe em uma mão quando muito o que ficou para ser agasalhado.  A louca correria que se tenta justificar por ser a única forma de se “vencer”, de se construir e de se ter grandes coisas, que com o contar das muitas horas do viver vão...

46
0
2
14 de nov. de 20252 min
Depois da Tempestade
Ao abrir as janelas do espírito naquela manhã, o sol se esgueirava forte pelas frestas  das  cortinas mal fechadas na noite anterior, quando a tempestade caía sem o mínimo cuidado com quem a viu durante o dia, a juntar nuvens e se formar, prometendo que com aquela coleção, não estava para brincadeira. Num ato de coragem, abri as cortinas, depois de alguns poucos segundos necessários para a visão se acostumar com a luminosidade. Pude ver que tudo estava bem e no seu devido lugar, sem...

50
0
2

Rogério Alves da Silva

Administrador
Mais ações
bottom of page