O Azulão
- Rogério Alves da Silva

- há 44 minutos
- 2 min de leitura

“Nárnia” é o 6° Distrito deste reino, um mundo onde o incrível e o absurdo se fundem com um único objetivo: mostrar que a “criatividade” não tem limite e pode tramar contra a autoestima e a cidadania de um povo.
Neste “mundo do faz de conta” tudo pode acontecer e vem acontecendo com um incrível despudor. Pontes foram demolidas sem o mínimo planejamento, prejudicando a circulação dos moradores pelas trilhas desse mundo encantado. Aqui, as leis de trânsito são ignoradas; na praça central, veículos permanecem parados em fila dupla dia e noite e para firmarem sua posição arrogante e chamar a atenção, se enfeitam com pisca-pisca o ano todo.
Ainda na praça, a “segurança” é garantida por um grupo de guerreiros implacáveis. Ao lado do seu pomposo quartel, uma faixa de pedestres está situada na curva, onde o motorista é obrigado a olhar para o lado oposto para observar o trânsito e, quando finalmente se vê liberado a seguir em frente, se assusta com os inocentes pedestres e “quase” os atropela.
Mas chegou o Carnaval e tudo é alegria em Nárnia, o 6° Distrito, terra e morada do Zé Carioca, que para ir brincar na capital do reino, teve que ir por atalhos, enquanto os foliões perguntavam: Cadê a ponte que estava aqui? E, sem um aviso prévio e o mínimo planejamento, no sábado à noite, a única via e a ponte de Nárnia foram fechadas aos pobres súditos para que o cortejo de Momo saísse do mundo das pinguelas.
O Domingo transcorreu em paz e sem grandes abalos, até que na segunda-feira, lá pelas 17/18:00h, bem no auge da volta para casa, a única ponte que leva ao centro de Nárnia foi tomada de assalto sem aviso e planejamento, pela volta do Zé Carioca e pelo que sobrou do seu cortejo. E novamente o caos se fez por horas na vida dos pobres mortais de Nárnia.
Dizem que tudo passa e há de passar! E um dia, a sinalização de trânsito será respeitada, os carros em fila dupla serão somente uma má lembrança, as faixas de pedestres serão um lugar seguro, as pontes voltarão a ligar os quatro cantos de Nárnia e Zé Carioca vai poder sair de casa sem o risco de causar imenso transtorno e possíveis infartos em seus fãs e súditos.
Ano que vem tem mais…
As árvores vão se recuperar da poda necessária e o Azulão vai ter seu ninho de volta.
Vai passar?
Rogério Alves

Comentários