top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Foto do escritorRogério Alves da Silva

Beco do Silêncio

Na rua principal, apinhada de gente, se cruzam os que vão com os que já foram e voltaram, sem destino certo, alternam-se num passeio barulhento e desnorteado, caminhando para enganar o tempo.



Observando essa turba pacífica de distraídos, caminho  lentamente com meu olhar mineiro, capturando todos os detalhes da arquitetura, muito valorizada pela iluminação amarela, bem fraca e distribuída em lampiões baixos. Aqui o abastecimento de energia elétrica é todo subterrâneo, oculto das vistas do observador.


A sensação é de ser transportado para os séculos XVII ou XVIII e o segredo é fazer silêncio, sair da rua e entrar em um dos vários becos que ligam as ruas paralelas. A pouca luz clareia leve o silêncio, permite viajar, imaginar como era a vida ali na cidade de Tiradentes - MG há séculos atrás.



O silêncio e a pouquíssima luz vão se quebrando e se desfazendo quando nos aproximamos da Rua Direita e é bom ficar um pouco ali, escondido, sentado na pedra do beco, pensando, ouvindo o burburinho dos passantes. O ambiente me abraça forte com ares nostálgicos, me cobrindo com uma saudade indefinida.



Meu destino é chegar no Atrás da Matriz, uma casinha mineira transformada em um excelente restaurante que, além de um cardápio maravilhoso, transporta o visitante para o Brasil colônia, não me canso de estar aqui por horas, na conversa de mineirices sem fim.



Sair dali tarde da noite e caminhar até a pousada é mergulhar em uma atmosfera impressionante que causa sensação extraordinária de se estar em um túnel do tempo, bastando se deixar levar pela calma até à emoção de ouvir o silêncio das casas fechadas e pouco iluminadas.



Tenho certeza que, em outros tempos, caminhei por estas mesmas ruas. Me sinto em casa e extremamente confortável, meu olhar vai se deleitando, escorrendo pelas lindas fachadas, meus passos se fazem preguiçosos com pena de deixá-las para trás, bate na alma um medo de não avistá-las novamente.


Me apaixonei por esta cidade e não me canso desse namoro bom, feito café de coador numa manhã fria.



Rogério Alves 


78 visualizações1 comentário

1件のコメント


Ana Lidia
Ana Lidia
2月10日

Minas Gerais é demais! Eu amo!

いいね!
bottom of page