Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Um simples ingrediente que não deve faltar em sua vida

Atualizado: 6 de Out de 2018



Transformação – um acontecimento natural


Quando ouvimos falar em transformar, sempre pensamos em um certo nível de sacrifício e muito trabalho. Mas, a vida sempre nos proporciona oportunidades de estarmos em transformação, o ato de viver e de se permitir estar envolvido nesta aventura positiva já é um ato de transformação!


Encontramos, no nosso dia a dia, chances maravilhosas de aprendizado. Ao retornar as atividades no Lar Abrigo Amor a Jesus, há 05 anos atrás, não imaginava como esta nova etapa iria me oferecer a chance de aprender e apreender coisas maravilhosas e surpreendentes.


Trabalho Voluntário


Retornando ao trabalho, mais diretamente sendo responsável pelos eventos, tivemos a grata satisfação de iniciar o trabalho com a formação do Grupo Amigos do LAJE, assim, aprendemos a agregar e convergir forças para a realização de grandes eventos com os Voluntários.





Trabalhar com Voluntários foi um aprendizado maravilhoso!


Percebemos que, para que os Voluntários se comprometam realmente, como acontece neste grupo, é necessário organização, determinação, objetivos claros, metas ousadas e liderança estabelecida e alicerçada pelo trabalho, isto aliado a uma causa justa e motivadora, capaz de sensibilizar e congregar.


A experiência tem sido muito legal e um sucesso quando comparada aos resultados atingidos nos eventos realizados antes deste Grupo ser formado entrando em ação. E uma questão primordial para unir estas pessoas em torno da ideia foi a transparência. Iniciamos um grupo no Facebook, aonde todos os objetivos são propostos e, após a realização de cada um dos eventos, fazemos a prestação de contas e ainda mostramos onde e como os recursos são aplicados.


Com o passar do tempo, após dois anos de trabalho, este mesmo grupo formou uma chapa que foi eleita para administrar a instituição, desta forma aplicando a experiência de trabalho em grupo, de pré-estabelecer objetivos, de administrar de forma clara, transparente e organizada, de linkar os eventos a serem realizados a objetivos bem determinados e, assim, as coisas deslancharam.



A transformação ocorrida foi consequência de que, em paralelo, as pessoas também mudaram - nós mudamos!


Filantropia Moderna


Hoje, após vencidos os primeiros obstáculos e desafios, percebemos claramente que existe um alvo a ser atingido: trazer o LAJE, uma Instituição quase secular, para a modernidade (quebrando paradigmas, que perduraram por muitos anos, de que manter e fazer funcionar um Abrigo para idosos dependia de sacrifícios e que o necessário bastava).

Hoje, quando já não somos mais as mesmas pessoas do inicio desta aventura, queremos aprender cada dia mais!



Aprendemos que é maravilhosos se abrir para novos conhecimentos e novas experiências e, ainda, admitir que existem pessoas que sabem mais ou são especialistas em alguns assuntos, pessoas que já vivenciaram o que nós apenas vislumbramos.


O Prazer advindo das Ações Coletivas


Quando o prazer advindo das ações e dos resultados alcançados são compartilhados e os créditos divididos de acordo com a participação, a coisa ganha outra dimensão, sai do âmbito pessoal e atinge um patamar mais amplo, coletivo.


Em busca deste prazer, nos tornamos mais criativos e aprendemos a trabalhar e a realizar em Grupo, passamos a objetivar o bem maior e, assim, a liberdade naturalmente se estabelece.

Quando aprendemos a conceder às pessoas o direito de serem e fazerem parte destes sonhos (que não veem a hora de se transformar em realidade), elas se sentem incluídas, percebem que fazem parte, se tornam responsáveis e companheiras, são nossos iguais!

Realizar-se com o crescimento/felicidade do outro


Neste ambiente, o trabalho se transforma! Deixa de ter rótulos, não temos mais voluntários, funcionários, diretores, chefes, gerentes… somos todos trabalhadores, motivados por um único sentimento: AMOR!


Se dar, dar do seu tempo, deixar de pensar um pouco em si mesmos e pensar um pouco no outro, tirando o Eu do centro de nossas atenções e elegendo o PRÓXIMO como alvo das nossas ações, encontramos prazeres ainda desconhecidos, como o de se realizar com o crescimento e felicidade do seu irmão.



Efeito da Ação Social


A Responsabilidade Social nos transforma, nos faz agentes transformadores, envoltos neste círculo criativo que muda a forma de ver e sentir as relações sociais, trazendo em si o poder de nivelar por cima a vida e suas relações, nos fazendo pares, parceiros, companheiros: Amigos, unidos por um ideal.


Aprender e apreender, formas de crescer, perdendo o medo de ensinar e de ser feliz.

Rogério Alves da Silva


Como ser voluntário no Laje?

Faça parte do grupo Amigos do Laje


A pintura inicial é da artista Asa Widman.

A obra se encontra no site Artstack, um acervo de arte gratuito, de última geração, que compartilha e disponibiliza obras de arte, levando a cada um segundo seus interesses expandindo-os. Nele, descobrimos os benefícios de informática a serviço da arte, tornando sensível novas obras e linhas de criação.


Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: