Tem um jacaré embaixo da cama!
Esta é uma história popular:
Um homem começou a dizer que tinha um jacaré embaixo de sua cama, como ele insistia na história, sua esposa e filhos o levaram ao médico.
Chegando ao consultório, ele repetia a história de forma obsessiva.
O médico, então, receitou um remedinho e mandou ele para casa, orientando que voltasse em 15 dias para uma nova avaliação.
Dez dia depois sua esposa retorna, o médico ao abrir a porta de seu consultório vendo-a na sala de espera ficou curioso e perguntou:
- E o maridão? Melhorou? Algum problema?
Ela lhe respondeu:
- O senhor não ficou sabendo? Ele foi devorado por um jacaré.
.........................................................................
A história nos leva a pensar o quanto estamos afastados da realidade pessoal de cada um, como desvalorizamos o sentimento e como é difícil se colocar no lugar do outro.
Avaliamos sob nosso prisma e julgamos pelos nossos valores, mensurando o problema de acordo com nossa capacidade de solução e de racionalidade.
O jacaré pode ser verdadeiro e muito perigoso; cada um sabe o que tem embaixo de sua cama…
Neste momento, temos muitas pessoas gritando que tem um jacaré debaixo da cama. Elas estão assustadas: apetite descontrolado, sono conturbado, angústia, irritabilidade, medo...
Logo pela manhã, ao ligar a televisão, o desfile começa: jacaré do papo amarelo, jacaré do Pantanal e jacaré açu (isso só pra falar dos que temos no Brasil).
Assustada a pessoa desliga a tv e pega o celular, nele a rede é mundial e tem até crocodilos, divididos em 12 espécies, tem uns que são maiores que a cama.
O que temos vivido sobre a pandemia é absurdo! Se ficarmos ligados o tempo todo nas tvs, redes sociais, e outros, estaremos rapidamente saturados, o número de informações é inacreditável, além da quantidade e da intensidade, sofremos ainda com a desinformação, informações conflitantes, alarmistas, apocalípticas. Tem matéria que eu vi no mínimo seis vezes (vi, agora não vejo mais!)
Para acalmar o meu crocodilo (minha cama é grande) eu tomei uma decisão, só abro mensagens vindas de amigos, elas são bem divertidas: conflitos e debates políticos, mensagens sobre o cataclisma, predições variadas sobre uma pandemia para 2020, áudios tranquilizadores e com voz quase angelical afirmando que o pior ainda está por vir.
A história do jacaré eu conheci numa aula do genial Professor Ariano Suassuna; já assistiu alguma aula dele? Se a resposta for negativa, fica ai a minha indicação, assista e dê boas risadas, até eu não me aguento e ¨me acabo de rir¨ como ele costumava dizer.
Veja essa:
Eu acredito em você, tem um jacaré debaixo da minha cama também, não é só você que está com medo não, eu também estou, mas acredite, o melhor jeito de enfrentar esse bicho é acender a luz, pegar um bom livro e ir viajar, fique tranquilo, não tem perigo de contaminação nessa viagem.
Depois, olhe debaixo da cama e, olhando nos olhos dele diga:
- Você não vai me comer!
E saia correndo e rindo, como as crianças fazem ...
Fique tranquilo, jacaré morre de medo de boas risadas.
Rogério Alves
. imagens
https://pixabay.com/pt/ - uma comunidade vibrante de criativos, compartilhando imagens e vídeos com licença gratuita de uso.
https://pxhere.com/ - um acervo de imagens livres de direitos autorais. Todas as imagens são liberadas sob Creative Commons CC0 para o domínio público.
Comments