top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Livre-arbítrio

Levantei a cabeça e fui em direção às luzes da praça da liberdade, foi a partir daí que conquistei o direito e a responsabilidade de escolher o caminho e o ritmo do meu caminhar.



De boca em boca, corre quase como um mantra por aí: "Temos que lutar pela liberdade.", "Foi uma luta atroz, a conquista da liberdade.", "Como é bom ser livre para escolher.", "Adoro a liberdade." Quem escuta de olhos bem abertos vê, claramente, uma evolução ascendente da liberdade conquistada que grita.


Mas é importante saber usar. Fruto de conquista pessoal, o livre arbítrio traz com ele a responsabilidade das nossas escolhas, sejam elas boas ou não tão boas…


É muito difícil não é? Assumir com maturidade a responsabilidade das nossas escolhas? Talvez por isso, seja muito comum a busca de motivos e circunstâncias para justificá-las quando não são muito boas. Como forma de apaziguar nossa consciência e atenuar as suas consequências, sempre se busca um culpado.


Quando criança, ganhei uma linda e muito desejada bicicleta*(Tigrão) e, como ela chegou de surpresa, eu não tive tempo para aprender a usá-la. Entusiasmado, tomei a decisão e fui à rua! O aprendizado foi muito doído e marcante. Depois de uns dias, eu estava com várias escoriações, além disso, a bicicleta já apresentava sinais graves da minha imperícia desastrada.



Com joelhos esfolados, canela roxa… Sem contar a "pobre", que tinha o farol quebrado, retrovisores meio tortos, além de inúmeros arranhões provenientes dos vários tombos sofridos no aprendizado; depois de algum tempo, eu já achava que tinha aprendido e fui em frente experimentando.


Por exemplo: quando jovem, eu achava muito legal as altas velocidades e dirigia como se fosse imortal e sofri dois graves acidentes e a culpa não foi minha.


Você conhece um motorista que teve culpa no acidente? Acho que não, certo?

Liberdade e escolhas sempre têm consequências.



Conquistar o livre arbítrio demanda experiências e é somente através delas que vamos crescer! Lembrando que, ao escolher estar aqui lendo este texto, você abriu mão de outras inúmeras possibilidades.

Tudo são escolhas!


Rogério Alves


105 visualizações2 comentários
bottom of page