top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Mapa do Tesouro

A palavra ética é uma das mais buscadas na internet, está entre os assuntos mais abordados e explorados em todos os segmentos da nossa sociedade.



O grande desafio nos dias de hoje é conviver; o imediatismo nas ações e a instantaneidade dos meios de comunicação traz-nos o sentimento de estarmos ligados, interligados e conectados o tempo inteiro. Mas, na realidade, a tecnologia cria um abismo que vai se alargando conforme vamos nos adaptando à “comodidade” desses novos meios tão em voga e uso.



Este distanciamento físico provocado pelo tecnológico afeta de forma grave as relações e o conviver com as pessoas. Às vezes, dentro do próprio lar, nos comunicamos pelo WhatsApp, tudo de forma muito natural e já assimilada mesmo entre gerações diferentes; isso vem nos levando a não nos falarmos de forma convencional e natural como sempre aconteceu.



Conviver é saber dividir espaços, é compreender que esses espaços são comuns; conviver, é confrontar ideias e opiniões de forma respeitosa e equilibrada, é ter coragem de olhar nos olhos e ver ali há uma pessoa, um igual, um semelhante, que deve ser tratado como nós gostaríamos de sermos tratados.


É nesse conviver do dia a dia que entra a ética, regulando as nossas relações, estabelecendo limites, facilitando a convivência em todos os níveis, seja entre duas pessoas que resolvem dividir um apartamento, no convívio de uma família mais numerosa e que vai ampliando-se para o convívio em sociedade.




A ética tem como base a empatia, traduzindo: ela, a ética, funciona muito bem quando nos colocamos no lugar do outro, dos outros, e passamos a nos comportar e agir como gostaríamos que se comportassem e agissem em relação a nós.


A ética é um acordo de boa convivência, tendo como base o respeito mútuo. Viver de forma ética está diretamente vinculado à elegância, à discrição, ao respeito e à “política” da boa vizinhança, uma pista de mão dupla que, quando bem sinalizada e respeitada, facilita e assegura o trânsito.



Ética para ser usada em casa, na rua, no trabalho, na escola, no transporte público, no trânsito, nas relações em geral, é o caminho de uma vida feliz e equilibrada, algo que todos nós almejamos e que, na realidade, está em nossas mãos querer colocar em uso.


Uma vida ética é um tesouro.

Sejamos éticos!



Rogério Alves


129 visualizações1 comentário

1 Comment


Palavra muita buscada, mas com aplicação difícil. Sei a sua definição, mas reconheço que muitas vezes fico me perguntando se tive um comportamento ético em determinadas situações, com determinas pessoas.

Like
bottom of page