O Trabalho e o Trabalhador
Quando desempregados, nosso grande sonho é com um emprego, um tempo depois, passamos a sonhar com as férias.
Brincadeiras à parte, o trabalho é fonte de progresso, é em função e através dele que crescemos, que nos capacitamos, aprendemos a atuar em equipe e lidar com a diversidade.
Fonte primordial de sustento e dignidade, pode, quando buscamos, se transformar em campo de realizações pessoais e um motivo de felicidade. Passamos grande parte do nosso dia no trabalho, convivendo com os nossos colegas, sendo imprescindível que esse tempo seja agradável.
É importante que estejamos sempre atentos com as transformações por que vem passando o trabalho, a informatização, a automação, a mecanização e, agora, a inteligência artificial criaram e continuarão criando uma revolução no que tínhamos como áreas de trabalhos convencionais.
Tornando-se assim, indispensável o desenvolvimento da capacidade de adaptação e capacitação constantes na intenção de acompanhar as novas faces do trabalhar que se transformam constantemente.
O trabalhador tem que estar atento e alinhado com o novo mercado de trabalho para não ser atropelado pelas mudanças apressadas e surpreendentes.
Estar empregado, trabalhando, é algo a ser valorizado, principalmente quando somos assustados pelos números alarmantes de milhões de pessoas que não têm trabalho, que saíram do mercado e não conseguem se recolocar.
Assim, é preciso estar atento e sintonizado no novo mercado de trabalho.
Rogério Alves
Cresci ouvindo a frase “O trabalho dignifica o homem”. Considerando a importância da mulher no mercado de trabalho, a frase deve ser “O trabalho dignifica o seu humano”. Realmente, é muito triste levantar na segunda-feira sem perspectiva de trabalho, sem renda. No entanto, por ainda viver no mundo corporativo, mesmo que aposentado, é comum lidar com situações de desprezo pelo cargo exercido, onde muitos ficando sonhando com um emprego ideal, deixando escapar o possível. Sonhar é bom. Ninguém deve deixar de buscar tornar o sonho em realidade, mas com pés no chão, pois como diz um antigo ditado, é melhor um pássaro na mão do que dois voando!!!