top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Sem Rede!

O telefone tocou... Não, não... ele não toca mais.

Chegou, sim, foi uma mensagem de áudio e elas são umas danadinhas, chegam a qualquer hora, depois do expediente, na hora do jornal, durante as refeições, enquanto se tenta dormir e até em momentos extremamente inconvenientes.



O trabalho passou a nos acompanhar para além de suas fronteiras, extrapolando, rompendo, inadvertidamente, as barreiras do aceitável, a ponto de comprometer a saúde, os relacionamentos, sobrecarregando nossa mente, nos mantendo em permanente estado de alerta.



As notícias, a transferência dos problemas e a busca por respostas nos impactam de forma negativa, já que a grande maioria diz respeito ao dia seguinte e, assim, contribuem para o aumento da ansiedade e ainda, comprometer a qualidade do nosso sono.


O que me faz lembrar a velha piada da mulher que, vendo o marido vítima da insônia, lhe pergunta o motivo e ele relata que, no dia seguinte, tem que pagar uma dívida ao "amigo" e, não tendo o dinheiro para tal, não sabe o que fazer. Depois de ouvir o marido, a mulher pega o telefone e liga para o tal "amigo" e lhe diz, sem rodeios, de chofre, na lata, que ele não iria receber a dívida e desliga o telefone. Voltando para o marido, lhe diz: resolvido! pode dormir, pois, agora quem não vai dormir é ele.



Você acha que com a rede é ruim? Te digo que não. Vivi na prática a sua chegada, a sua popularização e as suas ramificações para todos os setores da vida cotidiana. Como tudo que surge e se instala muito rápido e ainda, se transforma e se reinventa constantemente, é preciso que se aprenda a conviver com ela, educação é a chave, "educação digital".



Com a rede, a vida vem ganhando um novo ritmo a cada momento, estamos ligados "em tudo", "a todos", "presentes em todos os lugares" e interligados de forma ininterrupta. Já passou da hora de olharmos para a rede com um maior critério e atenção.



Você conhece a história dos três filtros? Não? tenho utilizado esse princípio e acho que poucas pessoas podem reclamar da minha atuação nas redes sociais e das minhas publicações. O princípio é o seguinte: Sócrates deixou para nós que, a Verdade, a Bondade e a Utilidade são os três filtros que toda pessoa deveria usar antes de "dizer" alguma coisa.


Transformando-os em perguntas, seriam elas: é Verdade? Sendo verdade, isso poderá prejudicar alguém? Sendo verdade e sendo bom, será útil? Temos que pensar um pouco antes de clicar…


A vida com a rede é boa, e sem a rede a vida sofreria um retrocesso. Viver sem rede é perigoso, qualquer salto mais ousado poderá ser fatal.



Mesmo com uma "rede" os trapezistas planejam, calculam e treinam muito.


Rogério Alves



108 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page