Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Trabalhar em grupo é sair do eu e abraçar o nós | Nova Friburgo, RJ - 200 anos

Atualizado: 6 de Out de 2018


Caminho da serra por onde se transportava as mercadorias entre Cantagalo, Nova Friburgo e Santo Antônio de Sá (atual Itaboraí e outros municípios). Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

O Acreditar em si apresenta uma proposta local buscando promover os valores:

#solidariedade

#espiritocomunitario

#colaboração

#açãocoletiva

#sustentabilidade

#autogestaoemrede

#inovaçãosocial

#economiasustentavel

#trabalhocomproposito

#voluntariado


Hoje estamos mostrando um pouco da história de Nova Friburgo - RJ, mas poderia ser qualquer outro lugar que careça desses valores!


Quando pesquisávamos por fotos antigas da cidade, encontramos uma página de web que compilava belas imagens desse tempo. Percebemos que navegávamos, justamente, dentro de um exemplo vivo ao proposto: a Rádio Comunidade de Nova Friburgo!

Ienf - Instituto de Educação de Nova Friburgo Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

Amanhã, dia 16 de Maio, Nova Friburgo completa 200 anos e queremos, aqui, dividir com você algumas iniciativas que são os exemplos desses princípios!


Rádio Comunidade Friburgo FM 104,9


Surgiu na cidade de Nova Friburgo como projeto no ano de 1994 , como uma rádio autenticamente comunitária.

Ocupa a posição de segunda rádio comunitária criada no país, e divide com todas as demais da nação a luta em defesa da democratização da comunicação e informação.




Campanha do Quilo

Organizada pelos centros espíritas de Nova Friburgo para angariar alimento aos moradores da Instituição Lar Abrigo Amor a Jesus; desde 1929 abrigando uns 80 idosos. Usam o pregão já reconhecido:

"- Olha a campanha do quilo!"

E um sentimento solidário brota do coração de tantos que muito colaboram... elevando o ambiente matinal do domingo.



Rede Luz

Um grupo que atende pessoas em situação de rua.

Com cada um que encontram, procuram estabelecer um contato, um diálogo e sempre oram, em corrente, de mãos dadas.



Os servidores entendem que um abraço fraterno, um sorriso, um aperto de mão, sempre são valiosas ferramentas de união e fraternidade. A assistência espiritual acontece através de palavras de conforto, estímulo, esperança, mas principalmente por meio de orações que fazem ao término de cada contato.


Vivendo uma Nova Friburgo! (uma chamada além do local e do tempo)


"Vivemos um momento onde se faz imprescindível o despertar de uma nova forma a todos nós, Friburguenses, vivermos nossa Cidade!

De iniciarmos um movimento visando recuperar o sentimento de corresponsabilidade popular, a tempos perdido, deixando-se substituir por um estado de alheamento que transferiu ao poder público o pensar, o fazer...

Só assim poderemos preservar a Cidade.

Conselheiro Paulino. Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

Novas lideranças idealistas


Assistimos, a muitos anos, um empobrecer das iniciativas sociais que, historicamente, marcaram época e contribuíram expressivamente para Nova Friburgo receber o título de Suíça Brasileira. Percebemos, claramente, o não surgimento de novas lideranças sociais em substituição às que o tempo nos tirou. Lideranças reais que não visem profissionalmente a carreira política. Líderes idealistas e sérios que possam conduzir os Friburguenses a tomar os destinos da Cidade em seus corações.

Rio Bengalas, o rio que corta a cidade. Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

Ações positivas e produtivas


É urgente criar ações que possam injetar novos ares a atividades importantes como o Polo Confeccionista existente. Que revitalize o potencial turístico/gastronômico,

que oferece o desfrutar de um inverno marcante e acolhedor, além da natureza exuberante e preservada. Enfim, que valorize e saiba oferecer estas potencialidades transformadoras que fizeram e fazem de Nova Friburgo uma cidade muito especial.


Você tem ideia de como são as empresas que estão prosperando (quais os seus valores e no que estão investindo)? Conheça: Moda Consciente!


Responsabilidade Social


Somos Friburguenses e devemos tomar em consciência o revitalizar da Cidade: ações de embelezamento como jardinagem, limpeza, recuperação, restauração, cuidar das ruas e avenidas, praças e monumentos e até das calçadas.

É fazer cada um a sua parte e como dissemos acima, deixar de esperar ou delegar tudo e todas as ações ao poder público. Somos enfim, corresponsáveis por nossa Cidade.

Veja esses lindos exemplos de ação social!

A tradiconal Fonte do Suspiro, com seus Três vertedouros de água: Amor, Ciúme e Saudade. Fonte: Blog História e Memória de Nova Friburgo

Ações Sociais


Iniciar ações sociais que visem unir pessoas em associações nos Bairros e Distritos, com finalidades sócio-educacionais, que construam um sentimento mais gregário. Que visem o despertar da noção de coletividade, com uma visão mais ampla e solidária, onde todos se unam para fazer seu lugar mais bonito, limpo e agradável.


Trabalhar em grupo é sair do eu e abraçar o nós!


Veja exemplos de quem está "arregaçando as mangas" e transformando sua realidade, na Página sobre Empreendedorismo Social

No século 20, a Estação "Parada do Mury" facilitou os agricultores de Lumiar poderem comercializar boa parte de sua produção em Niterói e São Gonçalo. Fonte: Blog História e Memória de Nova Friburgo

Uma Cidade linda para todos


Construir uma Nova Friburgo linda e forte é importante para todos nós que aqui vivemos. Somente pela educação e pelo esclarecimento podemos motivar a união no compromisso de refazer uma Cidade, onde usufruiremos os benefícios de uma economia forte, em que os setores, juntos trabalhem por tornar a cidade um exemplo! Esse movimento acontece em várias regiões brasileiras...

Para tal, é imprescindível lideranças fortes e verdadeiras.

Praça Getúlio Vargas Nova Friburgo. Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

200 anos, oportunidade de União


Vivemos hoje, a oportunidade ímpar de nos unir. Que os 200 anos sejam um marco positivo para despertar, em todos, a vontade de revitalizar e reconstruir nossa Nova Friburgo. Chega de imputar a responsabilidade do fazer, somente ao poder público. É hora dos Friburguenses iniciarem um movimento de corresponsabilidade, por Amor a Nossa Cidade.

Tomemos ao coração, o direito e o dever de caminhar rumo a um futuro mais social, na cidade que escolhemos viver e ser feliz.

Nova Friburgo, em meados do século XIX, pintado por Hermann Burmeister, um botânico alemão. Fonte: Rádio Comunidade de Friburgo

“Salve Brenhas do morro queimado, que os Suíços ousaram varar...”

Rogério Alves



280 visualizações

Será um prazer fazermos contato!

  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Acreditar em si | Palestra motivacional

Rua Rosa Ribeiro, 236, sobrado, Conselheiro Paulino.
Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cep: 28633 450

   Créditos

Agradecimentos aos facilitadores desse site: