top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

Minha primeira vez…

Foi em 1982, a minha primeira vez!


Eu tinha 19 anos e fui morar em Rosário, interior do Maranhão, coisa muito louca que me fez conhecer uma realidade totalmente nova e impactante do Brasil.



A cidade e seus moradores, o seu falar, seus costumes, a alimentação e a vida numa forma totalmente nova em suas relações sociais... O tempo tinha, ali, um escoar menos apressado… foi um grande aprendizado na minha vida.



Lá me deliciei com camarão seco, farinha grossa, Cerpinha... Andava de táxi lotação, pescava e até trabalhava!


Sabe como eu cheguei lá?


Fui de ônibus, são uns 3100 km e segundo a Itapemirim mais ou menos 56 horas de viagem, lembrando que isso foi em 1982, 39 anos atrás.


Chegando em São Luiz à noite, fui informado que não tinha mais ônibus naquele dia para Rosário, somente no dia seguinte terminei minha épica viagem…



Meses depois, quando resolvi voltar para casa, fui surpreendido com uma passagem aérea de presente, o voo seria pela extinta Varig-cruzeiro, um sonho para mim.



Chegou o dia e às 06 horas eu embarquei em São Luiz.

Foi muito legal, uma aeronave novinha que vinha do exterior (Airbus), ela era muito grande, serviam comida de verdade, vinho, cerveja… e como ele veio pousando em todos os aeroportos existentes na rota, a cada decolagem tudo era servido novamente, pra mim uma verdadeira festa!

Quando pousamos no Rio de Janeiro, às 14 horas, eu estava feliz por estar voltando para casa e bem bêbado.



Esta foi a minha primeira vez que andei de avião, quando isso era algo muito especial, principalmente para um rapaz que sempre esteve distante desta realidade social e financeira. Andar de avião era algo cercado de glamour e muito caro naqueles tempos.


A vida mudou muito desde 1982 e viajar se transformou, com o tempo, em algo muito natural e até comum para mim: a trabalho, lazer, férias… pelo Brasil e até por outros países.


Com o passar dos anos, as viagens aéreas se popularizaram, o aeroporto virou uma "rodoviária", e andar de avião agora pode ser até de bermuda, camiseta regata e sandálias ou coisa pior… algo inconcebível naquela época!



Agora, depois de um ano sem viajar, retomo minhas viagens. Dia primeiro de fevereiro de 2021 foi minha primeira vez desde o início da pandemia e, como toda primeira vez, deu um frio na barriga, uma apreensão que desapareceu assim que entrei na aeronave.


A primeira vez você nunca esquece…



Sinto que hoje a vida foi realmente retomada, ela se adaptou à nova realidade, agora é viver dentro deste novo contexto que fará parte dela daqui pra frente: cuidados com a higiene, uso de máscaras, distanciamento seguro, novos hábitos nas relações sociais com menos beijos, abraços e até sem os apertos de mãos...


A vida é cheia de primeiras vezes, ela não para de nos ofertar o inédito, de nos ensinar que é preciso coragem para aproveitá-las e é muito bom viver.



Não permita que ninguém te diga que não é para você!

Nunca aceite o preconceito e a discriminação!


"A verdadeira coragem consiste, apenas, em não nos importarmos com a opinião dos outros. Mas como custa!" - Mario Quintana.


Você se lembra da sua primeira vez?


Rogério Alves.


74 visualizações1 comentário
bottom of page