top of page
acreditar-em-si.jpg

Conheça também nossas páginas sobre:

Contato


Economia Criativa

Moda Social

Pequena Empresa

Perguntas sobre Vendas

Pelas trilhas da Venda

Criatividade e Liderança

Empreendedorismo Social

Ação Social

Trabalho Voluntário

Blog

Agenda

O caminhante e o caminho

"Caminhante, não há caminho; faz-se o caminho ao andar."


Se um dia caminharmos juntos, ao final da nossa caminhada, as narrativas serão muito diferentes e, assim como as narrativas, as experiências, os sentimentos, os aprendizados, as percepções...


Cada um de nós teremos vivenciado o trajeto de forma tão particular que, quem nos ouvisse narrá-lo não perceberia que estivemos juntos nesta aventura.



Mais comum do que se pensa, esta forma ímpar de captar as nossas experiências deveria nos mostrar mais sobre o que realmente deveria ser importante para nós, passando assim a valorizar e a respeitar a percepção e o sentimento do outro, que, viverá algo só seu, baseado em suas experiências e bagagens, mesmo trilhando um só caminho.


É comum desejar-se o que o outro vive, o que ele conquistou, construiu, acreditando-se que nos sentiremos à vontade e felizes naquele contexto alheio.


Uma situação que para mim seja aniquiladora, para você pode não passar de um pequeno constrangimento; lembrando que a recíproca é, sem dúvida, verdadeira.



Censurar a reação do outro diante de determinada situação, não deveria ter como parâmetro as minhas próprias reações, até porque, as minhas podem mudar radicalmente a depender de diversos fatores.



A idade e a experiência vão nos trazendo aprendizados que lentamente vão transformando nossa forma de ver, sentir e valorizar a vida; já com algum tempo de estrada passamos a escolher, selecionar, planejar; ficamos mais seletivos em relação ao investimento do nosso tempo.



Passamos a respeitar o outro como um ser único, que vive o seu momento de acordo com sua formação. Que defende seus valores pessoais e luta por seus interesses com as armas que dispõe.


Abrimos mão da censura após aprender que devemos julgar com empatia pois, seremos julgados com o mesmo rigor que usamos nos nossos julgamentos em relação ao outro..



Você já fez uma viagem com uma pessoa que detestou a viagem?

A mesma viagem que você adorou?

Não é incomum, certo?

E ao contrário? Você não gostou de uma que outras pessoas adoraram?

Já aconteceu com você?


Aproveite a paisagem do seu caminho, assim, mesmo que não seja possível chegar ao destino, você terá vivido momentos especiais como caminhante; o segredo é aproveitar a viagem desde seu início e não investir tudo no objetivo final.


“A felicidade está no caminho”


Rogério Alves.


bottom of page